MINISTROS DA PALAVRA

Cristo, nosso Senhor, para apascentar e aumentar continuamente o povo de Deus, instituiu na sua Igreja vários ministérios, para bem de todo o Corpo.
A partir do Concilio Vaticano II, a Igreja volta seu olhar para o leigo, dando-lhe a grande oportunidade de participar dos diversos serviços.
Com o crescimento do número de comunidades nas paróquias, vários homens e mulheres engajados,  têm sido convidados para auxiliar nas celebrações dos cultos dominicais. Esses leigos presidem as celebrações, anunciam a palavra e distribuem a Eucaristia. O Pão Eucarístico servido foi consagrado em uma missa anterior, pois o ministro não pode consagrar.
É um trabalho de doação, porém, não é mais importante de que tantos outros realizados na igreja. O ministro pode ser casado ou solteiro; sendo importante que tenha uma vida equilibrada, procurando dar exemplo de amor ao Evangelho de Jesus Cristo e prática de oração. 
Para ser ministro não basta conhecimento humano, nem habilidade humana (talento), mas uma entrega feita de coração para a obra de Deus e para o anúncio da Boa Nova aos irmãos. Para tanto, é necessário ler, meditar, pesquisar e sobretudo pedir a luz do Espírito Santo para que possa proclamar a Boa Notícia de Nosso Senhor.
Ao se apresentar para presidir uma  celebração, o ministro precisa ter uma postura de acolhimento aos irmãos. Precisa demonstrar alegria, boa vontade, paciência, entusiasmo, coragem, determinação e humildade.
Ser ministro da palavra não garante nenhum privilégio, antes de tudo é preciso ter a consciência de que se trata de um serviço, de um chamado, que precisa ter uma resposta positiva, porém com total desapego.
Pelo Batismo recebemos o chamado de sermos anunciadores do Reino. E esse anúncio deve ser feito com todo zelo e com todo amor. 

 Coordenador: AUGUSTO CESAR ISAIAS FONTENELE