Pastoral da Familia

                                    http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSmDWwAtX0kReLPS02IPgU6yYptUS5W3rc_1yzwsvE-ComDilhXsw

                                            
O que é?
A palavra "pastoral" está ligada a "Pastor", aquele que zela e cuida. A Pastoral Familiar atua na formação da pessoa humana e da instituição familiar.
A Pastoral Familiar é ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização das famílias.
A Pastoral Familiar se destina a toda pessoa, independente de sua situação familiar. Tem o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e dignidade de cada pessoa. Todos estão incluídos.
Como começou
No concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspirada para esforços da evangelização da família. Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II tem dedicado atenção especial à Família.
Em 1981, no 4º. Sínodo dos Bispos, o Sínodo das Famílias, foi promulgado a exortação apostólica "Familiaris Consortio" - A Missão da Família no Mundo de Hoje.
Nesses anos foram realizadas muitas ações pela Igreja da América Latina. Mas, percebe-se, que a missão da Pastoral Familiar é muito maior, urgente e indispensável.
Missão
Nossa missão é evangelização e promoção humana e social da pessoa e da família.
É imprescindível realizar articulação, dinamização e orientação de ações em favor da família e da vida humana em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural, e promover seu acolhimento, promoção e defesa contra qualquer forma de violência.
A Pastoral Familiar possui quatro metas fundamentais e imutáveis:
_Viver e crescer na fé e aperfeiçoar-se como comunidade;
_Ser santuário da vida;
_Ser célula primeira e vital na sociedade;
_Ser Igreja doméstica e missionária.
Objetivo
A Pastoral Familiar tem como objetivo uma adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, ela possa ser transmissora da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e do senso comunitário. A Pastoral Familiar atua de maneira orgânica, trabalha em sintonia com outras pastorais, movimentos e serviços familiares, presta ajuda a todos e sabe se aproveitar das oportunidades oferecidas ao seu campo específico de ação pastoral.

Coordenador: RAIMUNDO MENDES DA SILVA