Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional



            A Pastoral Vocacional é uma Pastoral da Igreja que busca suscitar, nos cristãos, vocações de serviço para o Reino. Ela visa dinamizar a comunidade eclesial, integrando e vocacionalizando as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, especialmente os jovens, a despertar, discernir e assumir maduramente a vocação a que Deus os chamou. Visa criar condições de orientação, amadurecimento e exercício da vocação, de tal modo que o cristão expresse seu serviço dentro das várias vocações da Igreja (sacerdotal, religiosa ou laical).
            A Pastoral Vocacional nunca deverá se descuidar da vocação laical, mas deverá dar especial atenção às vocações de especial consagração (o sacerdócio e vida religiosa), pois essas vocações são mais difíceis de serem atendidas e assumidas. Ela deve caminhar junto com as demais pastorais. No corpo de Cristo, que é a Igreja, ela é o sangue que alimenta cada membro e que dá força para todos os órgãos colocarem-se a serviço do todo.
            Na Arquidiocese de Pouso Alegre a Pastoral Vocacional está estruturada da seguinte forma:
            a) Em nível arquidiocesano, há uma Equipe Central, composta pelo Promotor Vocacional Arquidiocesano e por mais dois seminaristas;
            b) Em nível paroquial, estão sendo formadas Equipes Vocacionais, compostas por padres e agentes das principais pastorais e movimentos existentes nas paróquias, bem como por religiosos e religiosas que aí residem.

Coordenadora:EXPEDITA FERREIRA DE CARVALHO